quinta-feira, 31 de março de 2011

BERNARDO COLLARES _ CAP: 5

Capitulo 5- A morte de Bernardo Collares Arantes na Patagônia -Versão da família
Hoje completam-se 2 meses da primeira janela de tempo.
            Esclarecendo a posição da família
       O conteúdo da informação que chegou à família foi no sentido de que Bernardo estava morto e não havia o que fazer, já que as chances de vida dele eram nulas diante das circunstâncias.    Isso atrasou tomada de providências por parte da família, que, somente quando buscou mais informações, pôde perceber que havia esperança de vida.
Tal fato, inclusive, causou divergências entre os próprios familiares – uns já acreditando na versão da morte certa, e outros (atormentados com a possibilidade de Bernardo estar vivo e esperando socorro) passaram a buscar o resgate, freneticamente.    
          Desde o início, apenas a família pensou em alternativas para o resgate.
-Acionou o governo brasileiro através do plantão do Itamaraty e acompanhou ,de perto, a sua inércia.  
-Impetrou mandado de segurança no STJ com pedido de liminar para obrigar o governo brasileiro a agir (indeferido).  
 - Acreditou na proposta de representante do governo do Rio de Janeiro no sentido de que estava sendo negociada a liberação de helicóptero com piloto treinado para seguir para El Chalten.  
          Quando essa promessa se mostrou inexistente, descobrimos que há empresa aérea sediada em Bariloche preparada para a operação (Modena Air Service). Certamente, os Governos (em especial, o argentino) sabem da existência de tais possibilidades, mas não as adotou. Se a família tivesse sido acionada a tempo, teria tido a oportunidade de contratar (e pagar) por tal socorro.Se, desde o primeiro momento, a família tivesse ciência de que nenhuma medida governamental seria tomada, teria sido possível adotar ações com meios próprios. >
       A Katabalic, empresa americana orçou o resgate em U$ 300 mil. Nós descobrimos isso somente após mais de uma semana do acidente, quando a família não tinha mais esperança de vida! Pois se fossse logo nos primeiros dias nós teríamos pago. A inércia governamental e nossa ingênua expectativa por medidas deles, fez com que não tomássemos, dede logo, medidas autônomas.

  Tudo apenas uma questão de preço.

 E ,segundo cálculos preliminares da AirZermatt, Suíça o custo supera US$ 1 milhão pois teria que trazer o helicóptero de lá por não acreditar na infra-estrutura Argentina.  Como se pode, ver o resgate sempre foi possível! 
      Buscou-se, desde o início, matar a esperança da família. Seja pela demora do grupo local em acionar familiares que buscariam autoridades fora dali ; seja porque o governo argentino não quer confessar sua incompetência em efetivar resgates; seja porque o governo brasileiro não quis investir no difícil e oneroso resgate de apenas uma pessoa; seja porque os montanhistas buscam, num visível movimento de corporativismo, “proteger” as suas aventuras, por vezes irresponsáveis;seja porque os empresários do local querem proteger o seu negócio contra o fechamento para o montanhismo que poderia condenar à morte todos os negócios da cidade que vive disto.  O que, na realidade, seria o mais sensato.
      Heliane Damiano Collares (mãe do Bernardo)

quarta-feira, 30 de março de 2011

MEU IRMÃO BERNARDO

Meu irmão Bernardo

por Rodrigo Collares, quarta, 30 de março de 2011 às 00:35
Meu irmão Bernardo,
Não pude me despedir de você.
Quando interrompi minhas férias, com a notícia que recebi do Leandro, não dormi, não comi, quase não respirei, lutando com todas as minhas forças para te salvar. Como eu iria dormir, se você podia estar vivo e esperando socorro? Como poderia comer, se você podia estar passando fome e frio? O ar, por fim, me faltou. Fui parar no hospital. Como eu iria respirar, imaginando você lá em cima, esperando?
Depois de uns dias, buscando ajuda, pedindo, implorando, brigando, até mesmo eu perdi as esperanças de que você estivesse vivo. Você me conhece, e sabe que NUNCA DESISTO. Não me curvo a um simples NÃO, e Deus sabe que foram muitos. Fizemos o possível, tentamos o impossível. Não foi suficiente.
Quando, finalmente, vi que nenhuma medida governamental ou de terceiros ocorreria, busquei resgatistas profissionais. Cheguei a receber orçamentos altíssimos, mas já era tarde.
Não consegui, meu irmão! Me desculpe pela minha impotência.
Quando recebi a notícia, pensei que se tratasse da vovó – já doente há algum tempo. Jamais poderia imaginar que Leandro me daria a pior notícia que já tive na minha vida. Não me lembro de todo o telefonema, fiquei em choque, sem saber o que fazer, sem saber para onde ir, o que falar ... Helena chorou, as crianças também, eu não, permaneci com olhos estatelados, sem saber o que fazer. Eduardo chegou a comentar na viagem de volta: papai: porque você não chora? O irmão é seu e a mamãe parece mais triste.... As lágrimas desciam, mas eu precisava me manter alerta, para decidir o que fazer. Os óculos escuros escondiam as lágrimas.
Que bom que tivemos oportunidade de estar juntos, durante 46 anos. Não sei se te disse - nós não precisávamos de palavras, e sei que você sabia - o quanto te amava, meu irmão. Não precisávamos estar sempre juntos, nem concordar em tudo, nem precisávamos gostar das mesmas coisas, nossa união vem da aceitação das diferenças. Nós sabíamos que sempre poderíamos contar com o outro. É assim com todos os nossos irmãos.
De alguma forma, nos despedimos, quando você, sempre cheio de programas, me convidou para almoçar, no dia 24/12. Depois, você e eu nos despedimos da vovó – foi a última vez em que nós a vimos viva – e fomos ao Natal, na casa da Érica. Pude curtir sua alegria e descontração, suas piadas, suas desculpas porque não comprou o presente do seu amigo-oculto Leandro, fizemos planos para uma operação financeira para troca de apartamento, você contou dos planos de, no ano que vem, ir para os Pirineus e não tentar mais o Fitz Roy, Helena (cunhada que apelidou de “nota 10”) te deu copinhos para saborear aquela cachaça mineira que você gostava, e você inaugurou ali mesmo. Foi a última vez que nos vimos por aqui.
Naquele Natal, comentei: “acho que nossas férias vão ser interrompidas. A Vovó não está bem”. Nunca pensei que poderia ser você.
Por que você?
Tão querido por onde passava, só transmitia alegria, leve, transparente. Talvez por isso mesmo é que você já estivesse pronto para seguir.
Apaixonado pelas montanhas, deve estar por aí, procurando uma nuvem para subir. Já ouço a vovó dizendo: “Desce daí, menino!”.
Acabei conhecendo um pouco mais da sua paixão – o montanhismo. Nessa trilha, conheci alguns que realmente valeram a pena, que amam o montanhismo como você e são os verdadeiros “irmãos da montanha”. Rolo é uma dessas pessoas - prestativo, foi o primeiro a pegar equipamento para tentar subir, assim que soube do acidente; solidário, deu-nos o apoio de que precisávamos para entender um pouco do que houve; honesto, não concordou com tudo que eu dizia, mas se incomodou com o fato de a família não ficar sabendo do sumiço do corpo; a pessoa que trabalhou para ajudar a família em tudo o que foi preciso.
Meu irmão, não tivemos a oportunidade de fazer nenhuma homenagem a você. Quando fizeram, eu ainda acredita na sua vida. Não poderia participar de uma homenagem póstuma. Seria aceitar o que ainda não era verdade para mim.
Esta é minha homenagem a você. Fiz o que pude para te salvar, depois, busquei informações, às vezes confusas, sobre as circunstâncias de sua morte, dei essas informações que os amigos e a família pediam. Agora, me despeço.
Sinto que nunca vou saber se você quebrou mesmo a bacia, se teve ou não hemorragia interna, como disseram, se morreu nas primeiras horas após o acidente, ou se resistiu e sofreu a dor do frio e do abandono, se caiu em outro local, tentando salvar-se depois ... Alguns chegaram a dizer que a morte por hipotermia é boa. Tudo para me convencer de que não havia nada a fazer.
Nunca conseguirei tirar do peito algumas coisas, que vão doer para sempre.
Logo na tarde em que a notícia do acidente chegou a El Chalten, decidiram pela sua morte, desprezando qualquer esperança, talvez para justificar a falta de ação de todos.
Em 6 de janeiro, abriu-se a primeira janela após o acidente, e desconsideraram a informação de que um avião havia passado no Fitz, avistando uma pessoa que acenava. Disseram que deveria ser a imprensa “procurando notícia”. No mesmo dia, Érica tentou que fossem até você, com agasalhos e remédios, mas ninguém foi. Enquanto isso, naquele dia, alguns já se apressavam em veicular notícias da sua morte. Meu Deus, e se você estivesse vivo, esperando?!
NO DIA DE TODOS OS REIS – 06/1 – UM REI DA MONHANHA PODE TER MORRIDO SOZINHO.
Logo você, que era acordado, nas madrugadas, para resgatar montanhistas por aí, e sempre foi resgatá-los.
A última tragada, difícil de engolir: seu corpo não está mais lá onde deveria estar. Deve estar na base da super-canaleta. Não considero justo que uma pessoa que dedicou os seus últimos anos para colocar e MANTER O MONTANHISMO NO TOPO, DESCANSE NA BASE.
Mas, mesmo sabendo que você não está mais lá, sua família vai buscar o que sobrou, com a ajuda de seus amigos montanhistas que já se prontificaram a participar da expedição. E, então, suas cinzas irão para onde você merece - o topo de uma montanha.
Se há algum consolo para isso tudo, é a convicção de que você foi feliz, enquanto esteve aqui.
Até a próxima!
RODRIGO

terça-feira, 29 de março de 2011

TABAJARA - SHOW DO BRÁULIO HILÁRIO

FOTO: Marcirni S. Jorge e Jaqueline Barletta

FOTO: Letícia e José Magno Damiano  Maciel

ESCRITOR E CINEASTA ALEXANDRE


Alexandre Damiano Junior vem conquistando a imprensa com sua arte. Já realizou vários curtas e médias-metragens. Em 2008, publicou seu primeiro livro de artes visuais e textos, entitulado “Pororoca”. Alexandre já expoz seus trabalhos de Artes Visuais e seus textos em vários espaços públicos e privados, tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente está desenvolvendo um trabalho em São Paulo. Um de seus projetos foi selecionado para a Residência Artística na conceituada Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (SP) onde pretende utilizar diálogos e poesias do seu livro “Pororoca”, de sua autoria, para produzir e realizar um curta ou media-metragem em mídia digital. Esta publicação é uma autobiografia na qual ele mostra passagens do que chama “Diário de Bordo”. Alexandre pretende, ainda, reunir material para a elaboração de um outro livro. Com muita dedicação e determinação, com certeza, seu sucesso é garantido. Alexandre é filho do nosso saudoso conterrâneo Alexandre Damiano (Xandico) e de Olinda Santos Damiano. Neto de Braz Damiano que contribuiu, como toda colônia italiana, para a história de Ubá.







segunda-feira, 28 de março de 2011

JORNALISTA UBAENSE EM LOS ANGELES

Mônica Rocha , filha  do saudoso Dr. Agostinho Rocha e Terezinha Dusi Rocha, tem um Programa na Rádio Comunitária de LOS ANGELES -USA , às  terças- feiras , às 18h. , sobre o Brasil.
Uma apresentação de uma hora sobre a cultura , culinária , música e idioma.
Ela ensina um pouco sobre o  português brasileiro ,enquanto  nos leva  a uma  viagem, focando a música e a nossa deliciosa cozinha. Faz ,também,uma análise sobre os negócios locais que promovem tudo o que tem a  ver com o Brasil.
Sendo assim,divulga um país que não é só samba.
Parabéns e sucesso a promissora jornalista.

Acesse o programa:
BRAZIL BEYOND SAMBA
http://www.adrenalineradio.com/

domingo, 27 de março de 2011

HUMILDADE E FÉ - JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA

Sensibilizadas  pela coragem e lição de vida,transcrevemos esta entrevista do nosso vice presidente,publicada recentemente:

*Desde quando o senhor sabe que, do ponto de vista médico,

sua doença é incurável?
JA - Os médicos chegaram a essa conclusão há uns dois anos
e logo me contaram.
E não poderia ser diferente,
pois sempre pedi para estar plenamente informado.
A informação me tranquiliza.
Ela me dá armas para lutar.
Sinto a obrigação de ser absolutamente transparente
quando me refiro à doença em público.
Ninguém tem nada a ver com o câncer do José Alencar,
mas com o câncer do vice-presidente, sim.
Um homem público com cargo eletivo não se pertence.

*O senhor costuma usar o futebol como metáfora

para explicar a sua luta contra a  doença.
Certa vez, disse que estava ganhando de 1 a 0.
De  outra, que estava empatado.
E, agora, qual é o placar?

JA - Olha, depois de todas as cirurgias pelas quais
passei nos últimos anos, agora me sinto debilitado
para viver o momento mais prazeroso de uma partida:
vibrar quando faço  um gol.
Não tenho mais forças para subir no alambrado e festejar.

*Como a doença alterou a sua rotina?


JA - Mineiro costuma avaliar uma determinada situação dizendo que
"o trem está bom ou ruim".
O trem está ficando feio para o meu lado.
Minha vida começou a mudar nos últimos meses.
Ando cansado.
O tratamento que eu fiz nos Estados Unidos me deu essa canseira.
Ando um pouco e já me canso.
Outro fato que mudou drasticamente minha rotina foi a colostomia
(desvio do intestino para uma saída aberta na lateral da barriga,
onde são colocadas bolsas plásticas),
herança da última  cirurgia, em julho.
Faço o máximo de esforço para trabalhar normalmente.
O trabalho me dá a sensação de  cumprir com meu dever.
Mas, às vezes, preciso de ajuda.
Tenho a minha mulher, Mariza e a Jaciara
(enfermeira da Presidência da República)
para me auxiliarem com a colostomia.
Quando, por algum motivo, elas não podem me acompanhar,
recorro a outros dois enfermeiros, o Márcio e o Dirceu.
Sou atendido por eles no próprio gabinete.
Se estou em uma reunião, por exemplo, digo que vou ao banheiro,
chamo um deles e o que tem de ser feito é feito e pronto.
Sem drama nenhum.

*O senhor não passa por momentos de angústia?


JA - Você deveria me perguntar se eu sei o que é angústia.
Eu lhe responderia o seguinte:
desconheço esse sentimento.
Nunca tive isso.
Desde pequeno sou assim, e não é a doença que vai mudar isso.

*O agravamento da doença lhe trouxe algum tipo de reflexão?


JA - A doença me ensinou a ser mais humilde.
Especialmente, depois da colostomia.
A todo momento, peço a Deus para me conceder a graça da humildade.
E Ele tem sido generoso comigo.
Eu precisava disso em minha vida.
Sempre fui um atrevido.
Se não o fosse, não teria construído o que construí
e não teria entrado na política.

*É penoso para o senhor praticar a humildade?

JA - Não, porque a humildade se desenvolve naturalmente no sofrimento.
Sou obrigado a me adaptar a uma realidade em que dependo
de  outras pessoas para executar tarefas básicas.
Pouco adianta eu ficar nervoso com determinadas limitações.
Uma das lições da humildade foi perceber que existem pessoas
muito mais elevadas do que eu,
como os profissionais de saúde que cuidam de mim.
Isso vale tanto para os médicos Paulo Hoff, Roberto Kalil,
Raul Cutait e Miguel Srougi
quanto para os enfermeiros e auxiliares de enfermagem
anônimos que me assistem.
Cheguei à conclusão de que o que eu faço profissionalmente
tem menos importância do que o que eles fazem.
Isso porque meu trabalho quase não tem efeito direto
sobre o próximo.
Pensando bem, o sofrimento é enriquecedor.

*Essa sua consideração não seria uma forma

de se preparar para a  morte? 
JA - Provavelmente, sim.
Quando eu era menino, tinha uma professora que repetia
a seguinte oração:
"Livrai-nos da morte repentina".
O que significa isso?
Significa que a morte consciente é melhor do que a repentina.
Ela nos dá a oportunidade de refletir. 

*O senhor tem medo da morte? 

JA - Estou preparado para a morte como nunca estive nos últimos tempos.
A morte para mim hoje seria um prêmio.
Tornei-me uma pessoa muito  melhor.
Isso não significa que tenha desistido de lutar  pela vida.
A luta é um princípio cristão, inclusive.
Vivo dia após dia de forma plena.
Até porque nem o melhor médico do mundo
é capaz de prever o dia da morte de seu paciente.
Isso cabe a Deus, exclusivamente.

*Se recebesse a notícia de que foi curado, o que faria primeiro? 

JA - Abraçaria  Mariza e diria:
"Muito obrigado por ter cuidado tão bem de mim".



quinta-feira, 24 de março de 2011

ACADÊMICO UBAENSE- GASTÃOALVES DE TOLEDO

 Dentre os acadêmicos da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS JURÍDICAS - APLJ consta o nome  do nosso conterrâneo,GASTÃO ALVES DE TOLEDO,filho do ilustre médico,dr.Gastão A. Toledo e da sra.Helena (Lenita) Alves Toledo.
Na solenidade de posse o palestrante foi o conceituado jurista Ives Gandra da Silva Martins.
Parabéns ao talentoso advogado.

REFLEXÃO- A PACIÊNCIA

A falta de paciência é um defeito de caráter que impede o homem de levar adiante seus mais
valiosos propósitos de melhoramento.Não se deve entender  que a paciência se apresente sob
a forma  de passividade.
A paciência inativa não conduz a nada.
A paciência tem que ser ativa ;inteligente. Ela é um valor que infunde serenidade.
A falta dela é um dos males mais generalizados nos dias atuais;perturba o sistema  nervoso .
O impaciente é escravo do tempo e, a angústia nos faz viver em permanente  agitação.
A paciência é uma das virtudes mais dificeis de alcançar.

SHOW :BRAÚLIO CANTA ROBERTO CARLOS-ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA

ESTÁ AÍ PESSOAL,O CONVITE PARA O SUPER SHOW DO BRAÚLIO HILÁRIO QUE ENCANTOU A TODOS QUE ASSISTIRAM. 
Desta vez,será em benefício da Apae- Ubá,dia 25 de março,ás 22 horas,no Tabajara Esporte Club.

PREÇO:MESA (4 lugares)-R$150,00

terça-feira, 22 de março de 2011

REFLEXÃO - RECORDAR

 
Nosso trabalho,muitas vezes,evoca o passado.
Um tempo que se foi,mas deixou marcas indeléveis.
Quem revive (recorda) o  passado consciente,mostra ,também, seu valor,conectando-o  com o
presente e o futuro.
A vida sem registro de fatos,resulta numa vida que passa,que se perde no esquecimento.

JORNAL " CIDADE DE UBÁ"

Memória da Imprensa Ubaense

No dia 14 de março de 1937 circulou a primeira edição do extinto jornal
“CIDADE DE UBÁ” – há exatos 74 anos

No dia 14 de março de 1937, circulou a Edição de número 01 (um) do jornal “CIDADE DE UBÁ”, com a seguinte manchete: O ex-presidente Arthur Bernardes, chefe do P. R. M. concedeu ao nosso jornal a palpitante e actual entrevista que abaixo publicamos”

O jornal “CIDADE DE UBÁ” contava em seu expediente com as seguintes personalidades ubaenses:
Diretor: Dr. Philipe Balbi
Gerente e Secretário de Redação: Dr. Floriano Peixoto de Mello.

A  última edição do jornal “Cidade de Ubá”, foi a de número 2805 e circulou no dia 09 de janeiro de 1994.
No expediente constavam os seguintes diretores: Dr. Theófilo Soares de Souza Lima Neto; Dr. Jacinto S. Souza Lima Júnior e Dr. Francisco S. S. Lima.

Neste dia 14 de março de 2011, nós ubaenses devemos reverenciar a memória de todos os diretores, redatores, jornalistas e colaboradores do saudoso periódico “CIDADE DE UBÁ”, jornal que contribuiu para escrever importantes capítulos da história da imprensa de nosso município.

Transmitido por:Levindo Barros


segunda-feira, 21 de março de 2011

POEMA PROFA. OLGA CARNEIRO

Professora Olga Carneiro – símbolo de longevidade!

Olga, árvore frondosa e doce como uma mangueira centenária.
Olga, filha de Maria Camila e Neném Carneiro.
Olga, não a Benário, mas “prestes” a centenária.
Olga, filha-irmã do Colégio Sacre-Coeur de Marie.
“Benza Deus!”

Olga, não a que vendia jóias,
Mas a que reluz como uma jóia rara, como um diamante.
Uma beleza de jóia rara! “Benza Deus!”

Olga, amiga de frei Pedro,
Frei Cornélio, Adriano e frei Marcelo.
Olga, guardiã de nossa Senhora da Glória.
“Benza Deus!”

Olga, mãe do “quinteto maravilhoso”,
Como muito bem se refere aos filhos,
Abraçou cedo a profissão de Normalista.
“Benza Deus!”

Olga, bisa coruja do Miguel,
Do Tomás e da Maria Eduarda.
“Benza Deus!”

Olga, Carneiro por parte do Capitão-Mór,
Antônio Januário fundador da Vila de Ubá.
Olga, Silveira por parte do Zezé farmacêutico,
 Do clã dos  Silveiras do Pomba.
Tutti buena gente!

Olga, “Titita”, “Tia Olga”,
Professora Olga, dona Olga,
, Bisa... enfim...
Olga Carneiro Silveira
- “prestes” a celebrar
Centenária felicidade.
“Benza Deus!”

Professora Olga,
Releio, com satisfação,
 o seu livro-biografia“Olga 95” .
E mais uma vez constato:
A Olga de Ubá, de Minas, do Rio de Janeiro
E do Brasil é um feliz  símbolo de longevidade!
Quando chegares à morada Celestial,, antevejo
A Festa de Todos os Santos! “Benza Deus!”

Levindo Barros

 

A DAMA DA AVENIDA - OLGA CARNEIRO

Neste mês de março , reverenciamos esta maravilhosa MULHER, trancrevendo partes da linda crônica,publicada no jornal "Gazeta Regional",de Ubá,redigida pela escritora Marlene Marques.

"Reside na Avenida Raul Soares uma lady quase centenária. Cabelos acinzentados,corpo longilínio, postura de rainha. Anda em passos lentos,porque muitos caminhos já percorreu. O corpo alquebrou-se pelo tempo ,mas permanece o brilho dos olhos, traços de beleza e a mente continua viva e sagaz..."

"Bem falante,adora o Rio de Janeiro,gosta de participar de eventos sociais.Nobreza,sobriedade,elegância identificam sua aparência. Perfumada,usa lenços no pescoço,tem nos lábios o sorriso de bem-estar. Vive cada dia o melhor possível,comenta o passado sem lamúrias,jamais perde a fé. Para ela, o correr dos anos é uma conquista construída,presente de Deus,motivo que a caracteriza agradecida,bem humorada e otimista..."

"Olga Carneiro,aos 97 anos,cabeça erguida,grassa amor,semeia eternidade na Avenida Raul Soares.
É muito linda! Que Deus a abençoe."

domingo, 20 de março de 2011

REFLEXÃO- COMPREENSÃO E COLABORAÇÃO

Quando observamos e analisamos a situação  mundial,quando discernimos  sobre os esforços que são
feitos  e sobre as dificuldades que se apresentam para assegurar a paz,podemos constatar que é a COMPREENSÃO e a COLABORAÇÃO ,o que ,em realidade , falta para  aproximar os homens.
O que é colaboração? É a parte de esforço,boa vontade e até sacrificio que o homem oferece em fa-
vor de uma amizade,de um ideal.
A colaboração é necessária para que o trabalho tenha entusiasmo,eficácia,sucesso. Ela implica com-
peensão ,vontade,reciprocidade. Nestes tempos de intolerância,torna-se imprescindível ,estimular  a
cooperação entre as pessoas e povos.

Poesia - A Freira Olympio

A freira
Olympio Coutinho

Ela acorda de manhã bem cedo,
lava seu rosto, ajeita os cabelos,
sonha com a vida que deixou lá fora,
se enfeitando pra não ir embora.

Veste o vestido de todos os dias,
põe nos seus pés sandálias franciscanas,
sai do seu quarto com 50 anos,
enfrenta, fria, o corredor vazio.

Desce a escada e vai pra capela,
que só tem porta, mas não tem janela,
se ajoelha, fecha os olhos, sonha,
mas nos seus sonhos não há nada dela.

Pede perdão pelos pecados feitos
na noite insone, rolando na cama;
sente vergonha, porque tem no peito
outros amores cheios de defeitos.

Rosto sereno, alma em retalhos,
ela se ergue, vai para o trabalho,
e passa o dia sem pensar no mundo,
no mundo todo que ficou lá fora.

Quando anoitece, se ajoelha e reza
junto ao seu leito solitário, e chora,
abre seu livro de orações e nota
a folha seca que lhe conta história.

Relembra o sonho que deixou lá fora,
se despe e deita – cumpre o ritual;
fica insone, rolando na cama,
até que o sono toma conta dela.

Olhos fechados, adormece e sonha
e os seus sonhos são apenas seus...

Poesia - Natal-Olympio

Mais uma poesia do nosso conterrâneo
É Natal...
Olympio Coutinho

O magazin da esquina não pára de anunciar:
– “Nossos preços são mais baixos
e você só começa a pagar
na Copa do Mundo de 2014”.

Meninos estão nas ruas
carregando caixas de sapato com papel colorido
pregado com cola de sapateiro
e pedem dinheiro para o Natal dos irmãozinhos.

Nos semáforos da selva de pedra,
a grande cidade,
crianças fazem piruetas
e criam uma nova forma de sobrevivência:
- Usando varetas,
ensaiam números de equilibrismo
na tentativa de emocionar os motoristas
e ganhar alguns trocados.

A mulher da favela,
que lava roupa o ano inteiro,
saiu com a filha entravada no colo,
coberta por um lençol sujo.
Está assentada nas escadarias da Igreja São José,
pedindo esmolas e falando de Natal.

Amigos nossos saíram por aí,
comprando presentes,
rindo, brincando, atravessando ruas.
Mas não voltaram para suas casas:
a árvore de Natal,
cheia de bolas coloridas,
vai ficar vazia.
Os presentes ficaram espalhados no asfalto
sujo de sangue.

Alguém, que paga por seus crimes,
escreveu na parede de sua cela:
– “Que em todos lares do mundo,
num milagre fraternal,
o burguês e o vagabundo
cantem juntos no Natal”.
Depois, olhou um retrato,
chorou, dormiu... e sonhou.

Lá longe,
uma bomba explodiu
e iluminou o céu.
E o rapaz/soldado pensou no Natal...
Pela última vez.



HOMENAGEM AO UBAENSE ROSALVO BRAGA

Congonhas,cidade mineira,homenageou Rosalvo Braga Soares,Ubaense querido,autor de vários livros,mantendo em cada um deles seu estilo mineiro de ser.
Falecido recentemente ,Rosalvo foi membro da Academia Ubaense de Letras e, também, da  Academia
de Letras de CONGONHAS,cidade que passou a frequentar manifestando a sua  outra vocação, a Música. Foi homenageado por este municipio,dando o nome a uma praça : PRAÇA ROSALVO BRAGA ,espaço cultural,hoje tombado pelo Patrimônio Histórico.
Trata-se  de um complexo cultural de arquitetura  original,onde estão localizados o Museu de Mineralogia,
o Museu  de Arte  Sacra ; a Biblioteca Pública ,o Gabinete do PrefeitoMunicipal ; além de diversas oficinas de artes,salas de projeções,lojas de artesanato.
Ficamos orgulhosos de ver mais uma grande homenagem  recebida por este conterrâneo.


Colaboração:Elier Cavaliere  e Prof. Campolina.

PEÇA TEATRAL DE UBÁ : INCIDENTE EM ANTARES

Montagem teatral ubaense,dirigida pelo conterrâneo Cosminho Campanha,completou 35 anos  em
outubro de 2010.
Nome da peça:  INCIDENTE EM ANTARES.
Autor: Érico Veríssimo.
Sonoplastia:Túlio Benatti : Figurinos : Miúcha Girardi : Fotografias : Antonio Pinto Neto e Paulo Brando Barreto.
Filme : Ângelo Atala : Iluminação : Carlos Alberto Assis e Marcos Vinícius Starling Vieira.
Após o sucesso da estréia no auditório do Colégio"Sagrado Coração de Maria", o Grupo Teatral
"Panis et  Circenses",viajou por cidades da região. O diretor Cosminho Campanha  e todo o elenco,
receberam o convite para participar  do Festival de Teatro Amador de Minas Gerais (FETEMIG),
na gestão do teatrólogo mineiro,Jota D'angelo,em Belo Horizonte.
A cultura teatral na cidade de Ubá,tem muitas histórias para contar,ricas de conteúdo.
O Grupo Teatral "Panis et Circensis" e o elenco merecem aplausos.

Colaboração: Levindo Barros.

sábado, 19 de março de 2011

FOLHA DO POVO - UBÁ


FOLHA DO POVO completa 111 anos de fundação
 na história da imprensa Ubaense

Levindo Barros (*)

         No dia 25 de janeiro de 1900, passou a circular em Ubá o jornal FOLHA DO POVO, de propriedade de J. Siqueira (major Joaquim Siqueira) & Irmão. Em seu editorial da edição de número 01, o novo jornal Ubaense se propunha, entre outras questões, a “... Romper com o passado, romper com todos os princípios deletérios, que inquinam a sociedade actual; render só homenagem à verdade, à virtude e á justiça eis que é preciso...” . A FOLHA DO POVO está comemorando 111 anos de fundação na história da imprensa Ubaense. Merece, pois, ser NOTÍCIA na imprensa de Ubá, de Minas e do Brasil.
            Em 1914, Dr. Levindo Coelho compra o jornal FOLHA do POVO  para divulgação política. Por muitos anos, o jornal Folha do Povo foi dirigido por Dr. Ozanam Coelho, tendo como Redator Chefe, José Campomizzi Filho. A escritora Clotilde Batista Vieira – 1ª presidente da Academia Ubaense de Letras  era vizinha da sede do jornal e colaborou com  a Folha do Povo por vários anos.
            A partir do ano 2000, após alguns anos desativado, volta a circular em Ubá o tradicional periódico FOLHA DO POVO, sob a responsabilidade da jornalista Taís Alves, comemorando o Centenário da Folha do Povo. O jornal FOLHA DO POVO tem, tradicionalmente, aberto espaço para as manifestações artístico-culturais de Ubá e região; inclusive difundindo as ações e projetos desenvolvidos pelos conselheiros do Conselho do Patrimônio Cultural de Ubá (CPC/Ubá), nas gestões dos presidentes Maria de Loreto Camiloto Rocha e Dr. Miguel Poggiali Gasparoni.
            Atualmente a FOLHA DO POVO conta em seu expediente com os seguintes profissionais da comunicação ubaense: Daniel Coelho (Presidente); Anderson Badaró (Diretor Geral); Leonardo Gomes (Gerente Administrativo); Alessandra Daloz e Sônia Barros (departamento Comercial/Marketing); Roberta Barros (Jornalista responsável – Mtb 12.595/MG); Editores: Roberta Barros e Thuru David; Textos jornalísticos: Anderson Badaró, Albert Souza, Lucimar Silva, Roberta Barros e Thuru David; Revisão de textos: Cláudia Conde; Diagramação e arte: Mônica Marques. A FOLHA DO POVO conta ainda com os seguintes colaboradores/ colunistas: Célia & Celma“Cantinho da Folha” e Ary Rosignoli, com a coluna de memórias “Pessoas Destaques”.
            A FOLHA DO POVO completou 111 anos de fundação no dia 25 de janeiro de 2011 e representa um importante veículo de comunicação na história de 153 anos de emancipação político-administrativa do município de Ubá. A FOLHA DO POVO merece ser considerada um verdadeiro patrimônio histórico do município de Ubá. Que a Folha do Povo continue fiel à sua linha editorial lançada em janeiro de 1900: “... romper com o passado; romper com todos os princípios que inquinam a sociedade atual; render só homenagem à VERDADE; à Virtude e à Justiça; Eis que é preciso!
         Parabéns à toda a Equipe FOLHA DO POVO pelo transcurso de seu 111º aniversário de fundação na história da Imprensa Ubaense. Vida longa à FOLHA DO POVO!

(*) Levindo Barros é Jornalista. Participou do Conselho do Patrimônio Cultural de Ubá nas administrações municipais dos prefeitos Dr. Antônio Carlos Jacob (2001-2004) e prefeito Dirceu dos Santos Ribeiro (2005-2008).

sexta-feira, 18 de março de 2011

CONVITE - MISSA DE SÃO JOSÉ

O Movimento Cultural São José convida para a missa pelo dia de SÃO JOSÉ , no dia 19 de março de 2011 , sábado , ás 18 horas,na Capela do Ginásio São José.

             Rodovia Ubá / Juiz de Fora - Fazenda Boa Esperança - Ubá

PARA RIR UM POUCO - TROVAS DE OLYMPIO COUTINHO

1)- “Mamãe, o Beto não crê
que existe inferno e diabo!”
– “Quando casar com você
com tal dúvida eu acabo!”
2)“Doutor, matei minha sogra!”
E o delegado perdoa,
pois genro que mata sogra
geralmente é gente boa!

3)Demorou a informar
de sua sogra a morte,
pois custou a acreditar
que tivesse tanta sorte.
4)Morreu a sogra... e, depois,
entre enterrar e cremar,
decide o genro: “Os dois,
não convém facilitar!”
5)Da sogra escondeu o livro
que ensinava a viver;
e, em troca, deu-lhe outro...
que ensinava a morrer.
 

REFLEXÃO- A ALEGRIA

Dando continuidade as nossas Reflexões, hoje falaremos sobre a ALEGRIA.
"Se se tem experimentado que a tristeza,o desgosto e até a indiferença deprimem e diminuem a força da vida, é inegável que também se tem podido experimentar que a alegria é vida."
Mas não a alegria externa,senão a que nasce do interno,ou seja, a alegria que surge da consciência de
experimentar que se existe.
Assim,pois,que cada ato ,cada pensamento,enfim, constitua em si uma alegria pura ;e que esta alegria
se exteriorize a toda hora,como se fosse a manifestação de sua própria vida.
A alegria deve ser sentida em toda a sua amplidão,porque do contrário é ilusória.

quarta-feira, 16 de março de 2011

COMEMORAÇÃO UBAENSE

O Paço Municipal  "Governador Ozanam Coelho,comemora seus 111 anos.
Foi inaugurado em 2 de fevereiro  de 1900.Objetivo:Abrigar as Repartições Públicas Municipais:
Poder Executivo ,Legislativo e Judiciário. Na década de 80,na administração do então Prefeito ,José
Bigonha Gazolla,após restaurado,foi reinaugurado em 1984,recebendo a denominação de "Paço Mu-
nicipal  Governador Ozanam Coelho"
Em fevereiro de 2000,o Conselho do Patrimônio Cultural de Ubá,com o apoio da Administração Mu-
nicipal e da comunidade Ubaense,realizou as comemorações  do Centenário de inauguração do Paço Municipal(1900-2000).
Tombamento:Em 17 de agosto de 2001,o Prefeito dr.Antônio Carlos Jacob,assinou o decreto núme-
ro:4005 ,de tombamento do prédio do Paço Municipal "Governador Ozanam Coelho,"considerando-o
Patrimônio Cultural do Municipio de Ubá.
111 anos de vida e história que deve ser preservada e difundida para as atuais e futuras gerações de
Ubaenses.
Colaboração:Levindo Barros.

LAÇAMENTO DE COLEÇÃO OUTONO INVERNO

As irmãs Anamares e Carla Teixeira Soares,proprietárias da RADAR,espaço de moda consagrado como um dos melhores de Ubá, lançam nova coleção nestes dias 16 e 17.
Atuando ,há muitos anos no mercado, a RADAR continua sendo referência  na cidade como ponto de boas marcas ,grandes novidades , bom gosto,atendimento diferenciado.
Com certeza,será mais um laçamento de sucesso.

terça-feira, 15 de março de 2011

MÚSICAS QUE TOCAM A ALMA


O músico Pedro Collares, que executa música curativa, tem apresentado seus shows no Espaço Nativo ,na Barra da Tijuca, Rio,e despertado o encanto da platéia.
São músicas que tocam  o coração , transmitindo paz e harmonia a mente.
Para escutar seu som entre no site: http://www.myspace.com%20/ pedrohang.

* Pedro é neto da ubaense Heliane Collares.

segunda-feira, 14 de março de 2011

CARNAVAL 2011- UBÁ

Foto:Mª Lúcia S.Mello, Márcia Marrazzo,Helder Carneiro,Zé Emílio Afonso,Ana Carneiro Mello e o garotão é o super Miguel.

A chuva não atrapalhou a animação do carnaval em Ubá.
Abrindo as comemorações, o grande desfile reverênciando o nosso folião maior, GENERAL DA BANDA ALBERTO DEFILIPPO, na sexta- feira , contou com grande número de foliões. 
Nesta mesma noite, o cortejo do Bloco do Pijama , Sanatório, Mula de Muleta e outros seguiram para a tradicional ALVORADA ,que teve início na madrugada de sábado,saíndo da porta da Banda 22 de maio.
O Bloco das Piranhas,com seu grande número de adeptos, também fez a alegria.
A banda EM BOCA DURA, que fez a sua concentração no Tabajara, fez o sucesso de sempre.

Aguardem que vem aí mais fotos do carnaval.  Quem não foi perdeu , mas ano que vem tem mais.

SENSUALIDADE

Ela é doce,gostosa,sensual,colorida,,cheirosa...
Sabem de quem estou falando?
A MASCOTE ;sua excelência; A MANGA UBÁ.
Ela tem até dia de ser comemorada:no segundo sábado do mês de dezembro.
As primeiras sementes foram trazidas pelo italiano José  Miotto,que veio para o Brasil aos nove anos de
idade,com seu pai ,durante a emigração italiana. Voltava sempre  a Itália  levando mudas  de frutas nativas
e, trazia para cá ,outras inexistentes aqui. Foi numa dessas viagens  que José Miotto trouxe sementes de manga .Adquiriu um terreno onde se localiza o Clube Mangueiras,e plantou ali muitas mudas ,tornando o
lugar conhecido como MORRO DAS MANGUEIRAS.Já a mangada foi criada por Dona Risoleta Costa Souza,em 1935,na Rua Santa Cruz,número:119,onde residia. Em 1976,Dona Risoleta presenteou o poeta
Carlos Drmmond de Andrade com algumas barras do doce Ubaense.As mangueiras foram preservadas pelo
Instituto Maria de Loreto Camiloto Rocha., Patrimônio Natural, e da mangada Patrimônio Imaterial de Ubá.

domingo, 13 de março de 2011

DESFILE DA EM BOCA DURA - CARNAVAL 2011 - UBÁ


Foto:Lenir Jacob,Magda Paiva,Liene Nicolato, Helder Carneiro

Como sempre,a "Em Boca Dura" animando o carnaval da cidade....
 Arrastando centenas de foliões,a Banda desfilou pela cidade, exaltando a tradição e reverênciando os antigos foliões.
Ela já ganhou até poema.
                                                                                
                         EM BOCA DURA
                                                                                              Helder Carneiro

Se fosse a última mulher
       daquela geração, daquela maldita cheiração
dos odores indefectíveis das ruelas sem luz
                                   as sombras das rebecas drags
ao som de um jazz/vinil/arranhado.


Assim mesmo violenta e crítica
                     com uma plástica de boca torta
arrumando malas e trocando o marido
                          pelo médico imundo da maçonaria...


Ai doce mistério da casa amarela
          vidraça desgraça
                   na morte instantânea
do gato que subiu no telhado de pijama
                              tatuado nas nádegas indesejáveis
     da tribus urbis et corporis insanus.

sábado, 12 de março de 2011

ORAÇÃO DE SÃO JANUÁRIO


ORAÇÃO A SÃO JANUÁRIO
PADROEIRO DE UBÁ


Ó glorioso São Januário, grande bispo e mártir a ti estão confiados nossa paróquia e nossa cidade.
És o intercessor desta comunidade diante de Deus.
Por tua vida de virtudes e por tua morte santa deste o testemunho supremo de fé e de caridade.
Em Cristo estás intimamente unido conosco.
Somos a Igreja de Cristo.
Tu pertences à Igreja celeste e nós à Igreja peregrina.
Aceita nossas homenagens e ajuda a nossa paróquia e a nossa cidade.
Faze que formemos uma verdadeira comunidade de fé e de amor.
Roga por todos os ubaenses, presentes e ausentes, vivos neste mundo ou já na eternidade, para que, por tua mediação, Deus nos conceda a força de Sua Benção, e a eterna salvação do Cristo, Senhor nosso.
Amém!

Paróquia de São Januário
São Januário Rogai por Nós.

Transmitida por:Levindo Barros.

UBÁ - 100 MIL HABITANTES


Ubá chega a 101 mil 466 habitantes

Com um crescimento de 19, 28%, um dos maiores da região da zona da mata mineira, a população de UBÁ atingiu os 101 mil 466 habitantes, de acordo com o Censo 2010 do IBGE.

sexta-feira, 11 de março de 2011

PARÓQUIA SÃO JANUÁRIO DE UBÁ COMEMORA 170 ANOS

Pesquisa da historiadora Maria Clotilde  Batista Vieira,publicada na obra "HISTÓRIA DE UBÁ",para
as escolas, a Igreja  de São Januário de Ubá é elevada a PARÓQUIA no ano de 1841.Antes mesmo da
emancipação político-administrativa do Municipio,fato que ocorreu em três  de julho de 1857.
CENTO E SETENTA ANOS  da PARÓQUIA .(1841/2011).
Naqueles tempos,o povoado crescera com o afluxo dos fazendeiros,atraidos pela fertilidade do solo. O comércio de café propiciou a construção  urbana e a fixação dos Funcionários Públicos Administrativos.
A capela construida por Antonio Januário Carneiro e concluida por seu filho Antonio Januário Carneiro
Filho
Em seis de setembro de 1841,a Paróquia de São Januário foi instituida  canonicamente, e o primeiro
Vigário foi o Padre JoaquimTeixeira da Conceição,natural de Rio Pomba.Foi ordenado em 25 de março
de 1827,pelo Bispo Frei Dom José da Santissima Trindade,de  Mariana.

Transmitido pelo jornalista : Levindo Barros

TROVAS DE OLYMPIO COUTINHO

                      NOSSO CONTERRÂNEO  TEM CONQUISTADO MUITOS PRÊMIOS

Trovas premiadas do Olympio Coutinho

Por muito amar-te perdi
metade da minha vida
e agora perco, esperando,
a outra metade, querida.
I Jogos Florais de Pouso Alegre (MG) - Classificada - 1962

Felicidade... encontrei,
depois de buscar a esmo,
naquele dia em que olhei
para dentro de mim mesmo.
I Jogos Florais de Resende (RJ) – Classificada – 1963

- “Querido, diga porque
acorda sempre risonho?”
-“Um sonho lindo, você,
enfeita sempre o meu sonho”.
II Salão Campista de Trovas – Classificada - Campos (RJ) – 1964

Tenho ciúmes da lua,
ciúmes loucos, meu bem,
que passeia em tua rua
e no teu corpo também.
II Jogos Florais de Resende (RJ) – Classificada – 1965

Continuaremos publicando outras trovas premiadas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

REFLEXÃO- A PALAVRA

                                                          O VALOR DA PALAVRA
Com a criação do BLOG" UBÁ NOTÍCIAS" transmitindo às pessoas ,informações,homenagens,etc...,veio-me à mente a responsabilidade sobre o valor da palavra escrita.
Quem dá valor a  palavra escrita? Qual o pensamento que a gerou?
Elas podem produzir problemas, se não forem planejadas.
A palavra circula como os pensamentos.Deve-se cuidar  dela para não ser dilapidada.
DEVE TRANSMITIR SOMENTE O BEM.

SOCIEDADE MUSICAL "SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS" - UBÁ - M.G.

Sociedade Musical “Sagrado Coração de Jesus”, de Ubá, conseguiu, por mais um ano, aprovar projeto na Lei Estadual de Incentivo à Cultura

         A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, divulgou na terça-feira (28/02) a relação final de projetos aprovados no Edital 2010 da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Cultura/Fazenda).

A edição 2010 da Lei Estadual de Incentivo à Cultura recebeu 1.581 inscrições de projetos culturais.
 A Sociedade Musical “Sagrado Coração de Jesus”, de UBÁ, conseguiu por mais um ano, aprovar o projeto “Banda nas Cidades – Cidades Históricas, Circuito das Águas e Zona da Mata Mineira”. O valor do incentivo aprovado é de R$ 38 mil reais. (Protocolo 0225/001/2010).
 Em 2010, com apoio da Sier Móveis, a Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus, de Ubá, realizou o projeto com turnê pelas seguintes cidades mineiras: Além Paraíba, Baependi, Cambuquira, Cataguases, Caxambu, Itabirito, Lambari, Leopoldina, Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei, São Lourenço, Tiradentes, UBÁ e Viçosa.

        Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus – “a sociedade que divulga a cultura de Ubá”!

Transmitido por: Levindo Barros
        

VITÓRIA DA ARTE

Uma noticia boa para a turminha ,de Ubá,que reside em Belo-Horizonte.
Depois de seis anos,ausente,O CINE PALLADIUM terá novo encontro com o seu público saudoso.
Através do incentivo do Serviço Social do Comércio(SESC)e da Federação do Comércio de Bens,Serviço
e Turismo do Estado de Minas Gerais (FECOMERCIO) poderemos nos encontrar com o teatro,cinema,
música,dança,artes plásticas,artesanato e demais setores da cultura mineira.
A estréia está prevista para o dia 28 de março,com uma apresentação do Grupo Corpo.
Será uma das maiores casas de espetáculo da América Latina.São quatro andares:
subterrâneo, pilotis,sobreloja e cobertura,onde funcionará o restaurante.
Todo o complexo terá uma moderna tecnologia de acústica e sonorização.
Ganha a cidade;valoriza a cultura tão necessária em nosso estado.

quarta-feira, 9 de março de 2011

O BILHETE - A MORTE DE BERNARDO COLLARES - CAP : 4

O BILHETE

 O Bernardo sempre defendeu o respeito ao direito autoral das vias;  era uma de suas principais bandeiras. Como não poderia ser , defendia também o direito autoral das frases: direito autoral deve ser válido para todos os fins. 
    Logo nos primeiros dias foi amplamente divulgado nos meios de comunicação e distribuido por e-maill e blogs, um bilhete onde seria relatado o amor dele às montanhas e vem sendo, repetidamente, utlizado em homenagens a ele.
  A família, que concorda com o respeito ao direito autoral, seja de vias, palavras etc., não pode deixar de comunicar que O BILHETE NÃO FOI ESCRITO POR ELE NA VÉSPERA DE SUA VIAGEM À PATAGÔNIA.
 Foi escrito em 2009 e postado no perfil dele no Orkut de onde deve ter sido tirado para entrega-lo à imprensa. 
     Foi escrito por uma ex-namorada e não por ele.  Quem conhece a sua letra sabe que não foi ele que escreveu.  Quem conhece a personalidade dele, sabe que não é frase que sairia da sua boca , mesmo que ele considerasse refletir a média do pensamento dos montanhistas.  Talvez aí a razão dele ter postado no Orkut.
  O clima romântico e de despedida criado pelo bilhete encobriu o que, realmente, tinha de ter sido feito naqueles primeiros momentos do acidente - que era tomar providências para salvá-lo, pois ele poderia estar vivo no momento em que tal bilhete foi divulgado.
  Publicaram uma inverdade, criando um clima de despedida e de aceitação de seu destino de permanecer para sempre na montanha, envolvendo emocionalmente as pessoas ligadas ao Bernardo, já abaladas e fragilizadas pela notícia do acidente.
    Confundiram, propositalmente, ou não, conceitos pois existe uma dieferença muito grande entre ser colocado morto em um local para ali permanecer para sempre e ser largado vivo no frio da montanha para morrer.
    Não temos dúvidas de que ele não conseguiria sair da montanha por seu prórpios meios.  Se isto fosse possível nada teria acontecido. Ele teria voltado.
    Mas também não temos dúvidas de que ele queria ser salvo.  Caso contrário não teria pedido à Kika para buscar socorro. 
    Ele sim, QUERIA SER SALVO, até para poder tentar novamente.
  Este fato, por si só, demonstra quão desencontradas e desvestidas  da verdade podem ser as informações divulgadas.
    A notícia da falsa autoria  chama a atenção para quão duvidosas podem ser as informações que recebemos . Isso dá solidez a todos os nossos questionamentos. Isso justifica nossa desconfiança.
    E por isto repetimos várias vezes: CONTINUAMOS DUVIDANDO. NÃO DESISTIMOS .
  Duvidamos da primeira versão, duvidamos da impossibilidade do resgate, não de sua dificuldade, e continuamos buscando a verdade.
 Heliane Damiano Collares (mãe do Bernardo)


terça-feira, 8 de março de 2011

TRAJETÓRIA FEMININA

Hoje, 8 de março,mais que flores e bombons,queremos reverênciar e parabenizar as mulheres da nossa querida Ubá.
Todas deram a sua contribuição para fazer desta cidade,um lugar melhor para se viver.
Não é porque as coisas ainda não são ideais que não temos motivos para comemorar.
Temos,sim,e muito.Demos grandes passos até aqui.
Cumprimentamos o universo feminino ubaense ; sem esquecer das que residem fora desta cidade.
Parabéns!

sexta-feira, 4 de março de 2011

UBAENSE PARTICIPA DE EXPOSIÇÃO NO RIO

Ubaenses que gostam de arte e estiverem no Rio, neste período,poderão apreciar obras de vários artistas ,inclusive da ubaense Matilde Toledo .
É uma ótima oportunidade para fazer uma visita ao Centro Histórico da cidade e conhecer o Corredor Cultural.
Neste local, todo revitalizado ,encontram-se vários espaços culturais, com muitas exposições imperdíveis.
Matilde Toledo tem obra,em Roma, no Museu do Vaticano e  já participou de exposição em Paris,no Museu Louvre .
Ela é filha do saudoso médico Dr.Gastão Rosa de Toledo, que exerceu sempre a profissão em Ubá,e de D.Helena A.de Toledo.
Parabéns a nossa conterrânea e votos de muito sucesso.