sexta-feira, 7 de outubro de 2011

AGRADECIMENTO DA MÃE DO BERNARDO COLLARES

Estou muito feliz e orgulhosa por ter sido convidada  para a palestra ,e por conhecer vocês  , amigos do meu filho!
A homenagem a ele dá um "confortinho" leve, um orgulho de ter criado
um  homem tão correto e que fez a diferença. Isso não tem preço.

Bernardo que nasceu para a aventura, amava as montanhas desde pequeno quando sumia pelas montanhas vizinhas à nossa casa no Sion, em BH.
Sumia e quase me matava de susto !!!
Aos   7  anos, escalava as grades do prédio também em BH e perguntava:
Mamãe  ,  posso subir? E eu respondia: Subir pode , meu filho, não pode é cair.
Era da natureza dele se aventurar, se arriscar.

Como também era da natureza dele a doçura e a gentileza.
       Nós ainda morávamos em BH, ele ainda era uma criança, e viemos visitar minha mãe aqui no Rio. Ela estava com artrose, e ficava a  maior parte do tempo deitada.
       Um dia, eu voltando da cozinha, vejo o Bernardo com os chinelos dela na mão colocando-os na porta do banheiro. E perguntei: o que houve? E ele disse : a vovó não calçou os  chinelos ,então estou colocando aqui na porta para ela.

 Já morando aqui no  Rio  , adolescente no Leme, as senhoras do edifício sempre comentavam comigo:
Que encanto seu filho!  Abre as portas do elevador para nós entrarmos , e nos cede sempre o lugar.
Ele era assim. Cuidador,   bom   ,  carinhoso , generoso e gentil.

Com ele já no montanhismo, vocês sabem bem das histórias das pessoas que ele socorreu,ajudou,aconselhou,consolou, encaminhou...
Sempre com um sorriso que eu chamava de SOLAR! E dizia para ele, quando você sorri, tudo se  ilumina  !
Ele era assim. Feliz e iluminado!

Carinhoso  com  as  pessoas ,com os animais e com o meio ambiente. Sempre lutando por um mundo melhor, seja na ecologia, seja nos relacionamentos. E ele contribuiu para que o mundo fosse melhor!
Ele era assim, uma das raras pessoas que  conheci  , que, realmente vivenciam o que pregam.

Agradeço ao  Waldecy , que quando o apresentou ao montanhismo, proporcionou a ele a oportunidade da felicidade plena.
       Agradeço às carinhosas montanhistas que me enviaram um relicário com    as fotos e mensagens carinhosas do dia da homenagem na Urca.Está carinhosamente guardado como uma relíquia.
Naquele dia , nós ainda tínhamos esperança de  resgata- lo  com vida.

       Agradeço a todas as manifestações de carinho , que tomei conhecimento : da 4Climb, criando um Dia Nacional da Escalada em homenagem a ele. Ao Sergio Santos da Região dos Lagos que dedicou a ele uma conquista importante. Ao Felipe, à Flávia e ao Claudney, com a conquista significativa em Maria Madalena homenageando o meu filho. Ao Eustáquio Junior que também, em mensagem particular , nos comunicou que estavam preparando uma homenagem para ele,e  finalmente à Claudia e ao Gustavo com essa conquista que hoje será demonstrada.  "Um luxo !"

Quero dizer a todos esses que, escolherei com muito carinho, algo que seja do acervo particular do Bernardo, porém, vinculado ao montanhismo, para doar aos seus clubes  e , assim, possam eternizar as homenagens que lhe fizeram ao expor estas suas lembranças lá em seus clubes.
E ao Carioca também, é claro!

       Por fim, agradeço a vocês do Brasil Vertical ,  que me fizeram um convite formal , particular e pessoal para comparecer a esta palestra, porque,  pela 1ª vez, nós fomos convidados formal , particular e pessoalmente para qualquer coisa em relação ao Bernardo.

       E, para terminar quero comentar a frase que foi inspiradamente construída no meio do relato da conquista do Paredão Bernardo Collares e  ,  que nós consideramos A DEDICATÓRIA !
       Tem conexão perfeita com o momento.
       A frase   :   O nome dessa via é Paredão "Bernardo Collares" para que ele seja lembrado sempre nas alturas dos mais belos picos.

       A conexão: Ela nos transporta ao desejo que Bernardo há alguns anos colocou para nós, ser cremado e que suas cinzas fossem jogadas do alto do Pico Maior de Salinas.
 Heliane Collares


Nenhum comentário:

Postar um comentário