Estou muito feliz e orgulhosa por ter sido convidada para a palestra ,e por conhecer vocês , amigos do meu filho!
A homenagem a ele dá um "confortinho" leve, um orgulho de ter criado
um homem tão correto e que fez a diferença. Isso não tem preço.
Bernardo que nasceu para a aventura, amava as montanhas desde pequeno quando sumia pelas montanhas vizinhas à nossa casa no Sion, em BH.
Sumia e quase me matava de susto !!!
Aos 7 anos, escalava as grades do prédio também em BH e perguntava:
Mamãe , posso subir? E eu respondia: Subir pode , meu filho, não pode é cair.
Era da natureza dele se aventurar, se arriscar.
Como também era da natureza dele a doçura e a gentileza.
Nós ainda morávamos em BH, ele ainda era uma criança, e viemos visitar minha mãe aqui no Rio. Ela estava com artrose, e ficava a maior parte do tempo deitada.
Um dia, eu voltando da cozinha, vejo o Bernardo com os chinelos dela na mão colocando-os na porta do banheiro. E perguntei: o que houve? E ele disse : a vovó não calçou os chinelos ,então estou colocando aqui na porta para ela.
Já morando aqui no Rio , adolescente no Leme, as senhoras do edifício sempre comentavam comigo:
Que encanto seu filho! Abre as portas do elevador para nós entrarmos , e nos cede sempre o lugar.
Ele era assim. Cuidador, bom , carinhoso , generoso e gentil.
Com ele já no montanhismo, vocês sabem bem das histórias das pessoas que ele socorreu,ajudou,aconselhou,consolou, encaminhou...
Sempre com um sorriso que eu chamava de SOLAR! E dizia para ele, quando você sorri, tudo se ilumina !
Ele era assim. Feliz e iluminado!
Carinhoso com as pessoas ,com os animais e com o meio ambiente. Sempre lutando por um mundo melhor, seja na ecologia, seja nos relacionamentos. E ele contribuiu para que o mundo fosse melhor!
Ele era assim, uma das raras pessoas que conheci , que, realmente vivenciam o que pregam.
Agradeço ao Waldecy , que quando o apresentou ao montanhismo, proporcionou a ele a oportunidade da felicidade plena.
Agradeço às carinhosas montanhistas que me enviaram um relicário com as fotos e mensagens carinhosas do dia da homenagem na Urca.Está carinhosamente guardado como uma relíquia.
Naquele dia , nós ainda tínhamos esperança de resgata- lo com vida.
Agradeço a todas as manifestações de carinho , que tomei conhecimento : da 4Climb, criando um Dia Nacional da Escalada em homenagem a ele. Ao Sergio Santos da Região dos Lagos que dedicou a ele uma conquista importante. Ao Felipe, à Flávia e ao Claudney, com a conquista significativa em Maria Madalena homenageando o meu filho. Ao Eustáquio Junior que também, em mensagem particular , nos comunicou que estavam preparando uma homenagem para ele,e finalmente à Claudia e ao Gustavo com essa conquista que hoje será demonstrada. "Um luxo !"
Quero dizer a todos esses que, escolherei com muito carinho, algo que seja do acervo particular do Bernardo, porém, vinculado ao montanhismo, para doar aos seus clubes e , assim, possam eternizar as homenagens que lhe fizeram ao expor estas suas lembranças lá em seus clubes.
E ao Carioca também, é claro!
Por fim, agradeço a vocês do Brasil Vertical , que me fizeram um convite formal , particular e pessoal para comparecer a esta palestra, porque, pela 1ª vez, nós fomos convidados formal , particular e pessoalmente para qualquer coisa em relação ao Bernardo.
E, para terminar quero comentar a frase que foi inspiradamente construída no meio do relato da conquista do Paredão Bernardo Collares e , que nós consideramos A DEDICATÓRIA !
Tem conexão perfeita com o momento.
A frase : O nome dessa via é Paredão "Bernardo Collares" para que ele seja lembrado sempre nas alturas dos mais belos picos.
A conexão: Ela nos transporta ao desejo que Bernardo há alguns anos colocou para nós, ser cremado e que suas cinzas fossem jogadas do alto do Pico Maior de Salinas.
Heliane Collares
Nenhum comentário:
Postar um comentário