segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MOVIMENTO CULTURAL SÃO JOSÉ

Movimento Cultural São José  - MCSJ- completa 18 anos em defesa do patrimônio cultural de Ubá
    O Movimento Cultural São José - MCSJ - está completando 18 anos em defesa do patrimônio cultural de Ubá. O MCSJ foi fundado em Ubá, no dia 29 de setembro de 1993, pela professora Altair da Paixão Carneiro, com o apoio de alunos, ex-alunos, familiares e amigos, com o objetivo principal de "empreender esforços para conservar o centenário prédio do Ginásio São José", fundado pelo educador Dr. José Januário Carneiro (Dr. Fécas), em agosto de 1905.
    O Movimento Cultural São José é uma associação civil, sem fins lucrativos, com os seguintes objetivos: - promover atividades de caráter educacional, cultural, religioso, ecológico, de estudo e pesquisas; dar continuidade ao ideal de José Januário Carneiro - "o mestre inesquecível" -, contribuindo para o bem moral e espiritual da humanidade. Promover atividades culturais, artísticas e educacionais; além da promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico do município de Ubá.
    O quadro de associados do Movimento Cultural São José é constituído pelas seguintes categorias: sócios fundadores, honorários, contribuintes e vitalícios (são todos os descendentes de José Januário Carneiro desde que, maiores de 18 anos e em gozo de seus direitos civis).
    O Movimento Cultural São José apoia e incentiva a realização de projetos e ações educativas e culturais, tais como a realização de Seminários de Educação Patrimonial de Ubá; a criação do Imlor - Instituto Maria de Loreto Camilo Rocha  (em 2003)-; exposições de artes plásticas, fotografias e artesanatos, shows musicais e as "Visitas Guiadas" de alunos ao centenário prédio do Ginásio São José - um bem cultural tombado pelo Patrimônio Cultural do município de Ubá.
    Ao longo destes 18 anos de fundação, o MCSJ tem contribuído para promover ações de valorização e preservação do patrimônio cultural no município de Ubá.
Colaboração:Levindo Barros

Um comentário: