quinta-feira, 23 de junho de 2011

CENTENÁRIO DO DR.FLORIANO PEIXOTO DE MELLO

                                    
                                                                              
 Discurso proferido pela Presidente da Academia Ubaense de Letras-Miúcha Trajano Girardi-por ocasião da comemoração do centenário de nascimento do Dr.Floriano. 


A AULE – Academia Ubaense de Letras – identifica nas celebrações do centenário de Floriano Peixoto de Mello, uma oportunidade especial para mostrar à comunidade o valor histórico de um de seus maiores vultos.
Nascido em 16 de junho de 1911 na Fazenda Vista Alegre, em Ubá, nas imediações do atual aeroporto, Floriano, filho do Coronel Adolfo Peixoto de Mello e Maria Paes Peixoto, estudou o curso primário nas escolas rurais da época, no Ginásio Ubaense, educandário do prof. Lívio Carneiro. Cursou o ginasial no Ginásio São José, sob a direção do prof. José Januário Carneiro, o dr. Fécas. Os estudos ginasiais foram finalizados no Colégio Cataguases e de lá foi cursar a faculdade de Direito no Rio de Janeiro, então, capital do país, concluindo os estudos em 1935.
Em 1936 retorna a Ubá para exercer a advocacia e uma promissora carreira dava início.
Floriano Peixoto de Mello foi um líder inconteste. Como um homem que amava a vida, tudo fez para vencer, dedicando-se de corpo e alma aos serviços da vida pública e intelectual .Em 1938 casou-se com Paula Martins Carneiro, filha do Coronel Bernardino Martins Carneiro e Maria José Martins da Costa Carneiro e tiveram 5 filhos: Eliene, Eliésse, Paulo Roberto, Maria Elizabeth e Fernando Afonso.
O casal soube manter em torno dos filhos uma atmosfera de carinho e aconchego, tendo envolvido-os diariamente num ambiente de cultura e aprendizado, fazendo com que não soubessem viver sem o aconchego da palavra orientadora.
Aos filhos foram ensinadas coisas básicas: amor, coragem, sentimento de justiça e uma honestidade que não coaduna com soluções superficiais – quinhão maior da herança de Floriano Peixoto de Mello.
Como homem público integrou-se na vida política da cidade nas fileiras do Partido Republicano e exerceu vários cargos públicos.
Membro emérito da AULE – Academia Ubaense de Letras – Cadeira nº 12
Se hoje todas estas entidades e instituições são presenças marcantes na vida da cidade, grande parte dessa conquista começou com Dr. Floriano Peixoto.
A genialidade, determinação e a força desse ubaense é motivo de orgulho para sua cidade, que neste seu centenário se curva honrada por tê-lo como filho.





                                                 academiaubaensedeletras@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário