terça-feira, 28 de junho de 2011

DISCURSSO DO SENADOR LEVINDO COELHO

"Será, talvez, um estímulo para que não desanimem na vida, servirá como um aviso ou conselho para, constantemente, como eu faço, pedirem a Deus: CORAGEM PARA LUTAR E PACIÊNCIA PARA SOFRER.
Não compreendo que o homem possa resistir aos contratempos, às contrariedades, aos obstáculos da vida, às tentações da natureza inclinada ao mal, sem o apoio da graça Divina, sem a proteção do Altíssimo, sem a esperança, a fé e a caridade.
Desde já, quero que meus filhos fiquem sabendo: o sustentáculo que, até aqui, me tem amparado é a Fé na Providência Divina, esperança na vida melhor depois da morte e a caridade, o amor de Deus e dos homens, apesar de suas fraquezas.
Desejando deixar meus filhos ao abrigo das necessidades mais urgentes, não ambiciono fortuna, riquezas nem honrarias. Quero que saibam lutar, como eu, pela subsistência e para amparo de seus irmãos e de sua mãe, se for preciso.
Mantenham-se nos preceitos da religião em que foram criados, como católicos praticantes; saibam escolher amigos verdadeiros, que são muito raros, constituindo verdadeiro tesouro quando são encontrados.
Compadeçam-se sempre das misérias humanas, ajudem o próximo para serem ajudados. Aborreçam o jogo, que é um cancro social, detestem as bebidas alcoólicas, que degradam o homem. Nunca retenham um real alheio, nem prejudiquem a reputação de outrem. Mantenham sempre a concórdia e a união entre si, na mais absoluta fraternidade íntima. Não percam tempo, trabalhem sempre."

Senador Levindo  Coelho.
13 de outubro de 1871.
06 de julho de 1961.

Nenhum comentário:

Postar um comentário