terça-feira, 26 de julho de 2011

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA


Helder Martins SilveiraGerente da Divisão de Treinamento e Desenvolvimento da Secretaria de Administração-PMU

Ubá ganha duas estações meteorológicas

por Assessoria de Comunicação da PMU
13/07/2011 10:00
Tempestades
O esforço em conjunto da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, resultou no ganho de duas estações meteorológicas para Ubá. Um edital do Governo Federal, Ministério da Justiça, contemplava projetos em diversas áreas, sendo que o de Ubá ficou em primeiro lugar na classificação de meio ambiente.
“Os projetos foram votados por uma comissão que avaliou os prioritários para 2012”, conta Fillipe Tamiozzo, coordenador do projeto. Com as duas Estações Meteorológicas Automáticas, será possível a mensuração de dados de temperatura e umidade do ar, pluviosidade (chuvas), pressão atmosférica, radiação solar, direção e velocidade do vento, entre outros.
Uma das Estações será instalada próxima ao centro da cidade e a outra na zona rural, para que seja traçado um perfil das modificações climáticas proporcionadas pela urbanização da cidade. Fillipe colocou no projeto que “O entendimento destas modificações sobre o clima urbano poderá ajudar em políticas que visem a diminuição dos impactos decorrentes de... enchentes, deslizamento de encostas, eventos agudos de poluição atmosférica, temperaturas extremas, entre outros”.
As estações serão uma importante ferramenta para a Defesa Civil, não só de Ubá, mas também das cidades em seu entorno, visto que a Estação Meteorológica mais próxima fica à 100Km de distância e 600 metros mais elevada em relação ao nível do mar, em Juiz de Fora. Com isto, as análises de padrões e tendências para Ubá e região ficam inviáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário