sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PAÇO MUNICIPAL "GOV. OZANAM COELHO"

                                                                               
Paço Municipal "Governador Ozanam Coelho" completa 112 anos de história em Ubá

    O Paço Municipal "Governador Ozanam Coelho" completou ontem - 02 de fevereiro - 112 anos de história política, social e cultural em Ubá.
  Construído para abrigar as "Repartições Públicas" Municipais, o prédio do Paço Municipal foi inaugurado ás 5 horas da tarde do dia 02 de fevereiro de 1900, no governo do então Agente do Executivo (atual cargo de Prefeito Municipal), Coronel Carlos Brandão.
    Até a década de 70, o prédio de dois pavimentos, localizado à Praça São Januário, número 238, abrigou as "Repartições Públicas" dos três poderes: o Executivo (Prefeitura); o Legislativo (Câmara de Vereadores) e o Judiciário. Em 1976, com a construção do prédio do novo Fórum da Comarca, o poder Judiciário foi transferido para o prédio próprio, também localizado à praça São Januário.
    Já na administração do Prefeito José Bigonha Gazolla (1981-1989), o prédio do Paço Municipal foi restaurado e reinaugurado no ano de 1984, passando a receber o nome de Paço Municipal "Governador Ozanam Coelho". E o Salão de Reuniões do prédio municipal recebeu a denominação de Salão de Reuniões "Professora Alva Juraci de Almeida Rosa" (também conhecido como "salão vermelho").
    Em fevereiro do ano 2000, por iniciativa do Conselho do Patrimônio Cultural de Ubá (CPC/Ubá), e com o apoio da administração do prefeito Narciso Paulo Michelli, a comunidade ubaense comemorou o Centenário do Paço Municipal (1900-2000), com uma extensa programação cultural: exposição de documentos históricos, exposição de fotografias, homenagem ao servidor público Sr. Orlando Rodrigues Soares e lançamento do livro "Uma fronteira da Capitania de Minas Gerais", de autoria do professor-doutor em História, o ubaense professor Angelo Alves Carrara.
    O processo de Tombamento do prédio do Paço Municipal "Governador Ozanam Coelho" ocorreu na administração do prefeito Dr. Antonio Carlos Jacob que, atendendo a uma deliberação dos conselheiros do Conselho do Patrimônio Cultural, assinou no dia 17 de agosto de 2001, o Decreto Municipal de número 4.005, considerando o centenário prédio público do Paço Municipal como "Patrimônio Cultural de Ubá".

Nenhum comentário:

Postar um comentário