domingo, 28 de agosto de 2011

POESIA - CONFISSÃO - OLYMPIO COUTINHO

Confissão
Olympio Coutinho
 
(Antes...
Eu a amo com a mesma intensidade
com que amo todos os meus amigos;
eu a amo com a mesma atenção
que dedico até aos inimigos;
Eu a amo com a mesma gratidão
com que amo todos que conheço;
eu a amo com a mesma esperança
que coloco nos que não conheço;
eu a amo com a mesma sensação
que eu sinto do que não mereço;
eu a amo com a surda frustração
daqueles que se vendem por um preço.
 
... durante
Mas, por causa deste "amor" cantado em versos,
existe alguma coisa que me oprime,
que me deixa insatisfeito e muito triste,
com a estranha sensação de eu não ser eu.
 
Foi buscando encontrar uma saída
para esta sensação tão dividida,
que ainda não tem como nem porque,
que eu andei procurando pela vida
alguém que fosse assim como você.
 
... e depois)
Eu a amo com a mesma intensidade
da flor que ama a gota de orvalho
nos tempos em que o vento não traz chuva;
eu a amo com a mesma gratidão
que nasce quando a gente aperta a mão
de alguém que a gente diz que muito quer;
eu a amo com a mesma atenção
que o macho dá a sua fêmea
quando sente que ela o procura;
eu a amo com a mesma esperança
dos presos que querem ficar livres
e dos que sofrem têm de ser alegres;
eu a amo com a mesma sensação
dos que esperam o sol e se aquecem.
 
Mas eu a amo com desilusão
por saber que enquanto o sol procuro
ela brinca de esconder por entre as nuvens.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário