terça-feira, 23 de agosto de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA APOIA RECICLAU



Coleta Seletiva Alunos participam do dia-a-dia da RECICLAU

Buscando embasar os ensinamentos adquiridos na universidade e apoiar a Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Ubá (RECICLAU), os alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Jardel Peron Waquim e Cristina Aguiar fizeram das férias um tempo de aprendizado e colaboração.

Alunos do 6º período, Jardel cursa Agronomia e Cristina Cooperativismo. A intenção dos estudantes era utilizar os conhecimentos adquiridos para auxiliar na criação de uma cooperativa de catadores de material reciclável de Ubá, mas após tomarem conhecimento da existência da RECICLAU, aproveitaram o período de férias para auxiliar na logística da associação, visto que a pouco mais de um mês, os catadores que trabalhavam no lixão, hoje trabalham em um galpão cedido pela prefeitura.
“Quando soubemos da RECICLAU decidimos ajudar. Soubemos do apoio dado a eles pela prefeitura e pela ADUBAR, mas sabemos que este trabalho integral é primordial para levantar a autoestima e estimular os catadores”, afirmou Jardel.
Para Cristina, a união é fundamental para o sucesso da associação. “Notamos que havia uma resistência dos catadores quanto a sair para a rua para recolher o material, mas com o início das atividades eles notaram o quão lucrativo é esta estrutura proposta. Em poucos dias já percebemos a felicidade com o aumento da arrecadação de material e a credibilidade do projeto com os comerciantes e com os próprios catadores”, afirmou ela.
Com o apoio dos estudantes, os associados da RECICLAU organizaram uma rota de trabalho para o recolhimento diário de material reciclável no centro da cidade e em alguns bairros, o que em breve será estendido aos demais.
Segundo Patrícia Costa, gerente executiva da ADUBAR, a ajuda dos estudantes é mais um apoio e uma parceria bem vinda ao projeto. “Como a mudança para o galpão é uma realidade nova para os catadores, toda ajuda é bem vinda para buscarmos soluções benéficas a eles”, comentou Patrícia.

Fonte: AULE-Academia Ubaense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário