segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CONTOS ,CAUSOS DE MINAS GERAIS E DA ZONA RURAL

                                                                               
Andei lendo um livro que me foi emprestado,do jornalista  Cléber Lima, o qual é o resultado de um trabalho paciente e meticuloso, que exigiu andanças, conversas, anotações .
Visitou habitantes de zonas rurais diversas, comunidades antigas, com o objetivo de
conhecer costumes, aspirações, cotidiano e sabedoria popular.
Como não poderia relatar todos os contos, crônicas e o folclore citados no livro, pincei:
"Mineiridades Gerais".
O livro se chama:"Contos que o Povo Conta".
Autor: Cléber Lima da Silva.

"Conversa de Mineiro é como um ponto e vírgula: o ponto manda parar e a  vírgula continuar."
 (Otto Lara Resende)

"Minha gente ,eu vou m'embora , Mineiro está me chamando
Mineiro tem esse jeito 
Chama a gente e vai  andando."

"Meu país, minha patrinha pra valer,é Minas. Essa Minas de pedra e de ferro, atarrachada  no meio do Brasil. Três séculos de história civilizada... Dez mil anos de civilização  índia. E ninguém sabe o que é, nem onde é." ( Darcy Ribeiro)

"Só os mineiros sabem .E não dizem nem a si mesmos, o irrevelável segredo chamado  Minas."(Drummond)

"Não sou contra, nem a favor; antes pelo contrário.E desta posição não arredo pé."
(dito popular).

"Primeiro a gente dá um "apalpada"  assuntando. Depois põe sentido na prosa.   Em
derradeiro,é bom  a gente dá corda,dá corda,evitando da gente falar;aí a conversa
fica danada  de boa de ouvir,sô.." (Mário Amorim, Zona Rural de Rio Branco).

Noutro relato tem "um rosário de Mineirices",que deixo para outra ocasião.
O autor,citado acima, é Acadêmico da AULE (Academia Ubaense de Letras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário