domingo, 29 de janeiro de 2012

SABORES DE MINAS - ROTEIROS GASTRONÔMICOS - UBÁ

                                                                           
O chefe de cozinha Eduardo Avelar  escreve que a primeira aventura deste ano não poderia  se passar em outras  paragens.  Verão remete a mangueiras carregadas de fruta madura, e manga da boa é aquela pequenininha e de sabor inconfundível - a manga-ubá.

UBÁ ,terra das  amarelinhas.
Importante Polo Moveleiro,berço de ilustres políticos, a terra natal de Ary Barroso,encanta os visitantes pela gentileza e sabores simples da culinária mineira.
A aprazível cidade de UBÁ e seu povo hospitaleiro compõem mais um capítulo especial desta obra de amor por Minas  e pelos Mineiros.
Vamos Conferir!Guia Sabores de Minas  . Segredos da Culinária   de UBÁ.
Receitas de Angela Aparecida,Nair Lage,Edite S.Firmiano,Ernestina  Marciana,Roseli Duarte C.Lana,Maria da Conceição Moreira,Everardo e Marli Gomes,Martha Lúcia de Castro,Sandra Lúcia Ribeiro,Zita Fernandes ,Marcos Vinicius Starling Vieira,Elazir Alves Carrara,Eleci Coelho de Souza,Alzira Ferreira Lopes.


                                                                           
O dentista ubaense Marcos Vinícius Starling Vieira, apaixonado por cozinha, cujos segredos aprendeu em pescarias e acampamentos, nos ensina esta que faz sucesso com parentes e amigos:
                                                       
                                                               FEIJÃO EM CAMADAS
Ingredientes:
300g de feijão vermelho
200 g de paio picado
300 g de bacon picado
600 g de carne bovina moída
2 cebolas
1 molho de cheiro - verde
3 ovos cozido e picado
1 molho de couve picada fininha
1 lata de milho verde
3 colheres de sopa d manteiga
1 pacote de batata palha
250 g de farinha de mandioca
50 g de azeitona picada
1 colher de sopa de óleo
Tempero a gosto
Modo de Fazer:
Cozinhar o feijão com paio, na panela de pressão por 30 min(depois que a panela começar a chiar). Escorrer metade do caldo(não será usado na receita) e reservar o feijão.
No óleo,refogar a cebola, o tempero e a carne moída,até ficar dourada. Pôr o cheiro- verde, a a azeitona, misturar e reservar. Em uma frigideira,fritar o bacon (metade) em metade da manteiga.Quando dourar, pôr a couve e refogar.Reservar. Aquecer o restante da manteiga e fritar o resto do bacon. Pôr o milho,os ovos e a farinha de mandioca e mexer.
Em um refratário montar as camadas,seguindo a sequência : feijão,carne,couve,farofa e batata.
Se necessário, levar ao forno para aquecer.
                                                                                 
                                                                         

A Profa. Elazir Alves Carrara sugere uma receita, de origem indiana, deliciosa,que vai bem com torradas e carnes.  Ela prepara a iguaria para presentear a quem ela quer bem.

CHUTNEY DE MANGA 

Ingredientes: 4 xícaras (chá) de manga ubá descascadas e picadas em cubos de 2cm,2 xícaras (chá) de cebola picada,1 xícara(chá) de pimentão verde picado, 1 xícara (chá) de nozes picadas,1/4 de xícara9Chá) de uvas-passas,1 xícara e 1/4 (chá0 de vinagre,1/2 xícara(chá) de mel,1/2 xícara9chá) de açúcar mascavo,2 colheres e 1/2(sopa) de gengibre ralado,1 clher(sopa)de sal,1 colher(chá)de molho de pimenta,5 cravos da índia,2 pedaços de canela em pau.
Modo de Fazer: Numa panela de aço inox ou esmaltada,fora do fogo,pôr a manga, o pimentão,a cebola,as nozes,as passas,o vinagre,o mel e o açúcar mascavo. Misturar e acrescentar o sal,o gengibre, o cravo e a canela. Levar ao fogo baixo e deixar ferver por 10 min. Cobrir com um guardanapo e deixar na geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte,levar ao fogo por 30 min ou até o ponto de geléia(pode ser medido, colocando um pouco em um prato;caso não escorra,está no ponto). Retirar a canela e o cravo e guardar em vidros esterilizados. 

                                                                               
Fonte Jornal Estado de Minas. de 28-1-2012

Vamos continuar, em outra oportunidade, a publicar as receitas de Ubá. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário