sábado, 19 de março de 2011

FOLHA DO POVO - UBÁ


FOLHA DO POVO completa 111 anos de fundação
 na história da imprensa Ubaense

Levindo Barros (*)

         No dia 25 de janeiro de 1900, passou a circular em Ubá o jornal FOLHA DO POVO, de propriedade de J. Siqueira (major Joaquim Siqueira) & Irmão. Em seu editorial da edição de número 01, o novo jornal Ubaense se propunha, entre outras questões, a “... Romper com o passado, romper com todos os princípios deletérios, que inquinam a sociedade actual; render só homenagem à verdade, à virtude e á justiça eis que é preciso...” . A FOLHA DO POVO está comemorando 111 anos de fundação na história da imprensa Ubaense. Merece, pois, ser NOTÍCIA na imprensa de Ubá, de Minas e do Brasil.
            Em 1914, Dr. Levindo Coelho compra o jornal FOLHA do POVO  para divulgação política. Por muitos anos, o jornal Folha do Povo foi dirigido por Dr. Ozanam Coelho, tendo como Redator Chefe, José Campomizzi Filho. A escritora Clotilde Batista Vieira – 1ª presidente da Academia Ubaense de Letras  era vizinha da sede do jornal e colaborou com  a Folha do Povo por vários anos.
            A partir do ano 2000, após alguns anos desativado, volta a circular em Ubá o tradicional periódico FOLHA DO POVO, sob a responsabilidade da jornalista Taís Alves, comemorando o Centenário da Folha do Povo. O jornal FOLHA DO POVO tem, tradicionalmente, aberto espaço para as manifestações artístico-culturais de Ubá e região; inclusive difundindo as ações e projetos desenvolvidos pelos conselheiros do Conselho do Patrimônio Cultural de Ubá (CPC/Ubá), nas gestões dos presidentes Maria de Loreto Camiloto Rocha e Dr. Miguel Poggiali Gasparoni.
            Atualmente a FOLHA DO POVO conta em seu expediente com os seguintes profissionais da comunicação ubaense: Daniel Coelho (Presidente); Anderson Badaró (Diretor Geral); Leonardo Gomes (Gerente Administrativo); Alessandra Daloz e Sônia Barros (departamento Comercial/Marketing); Roberta Barros (Jornalista responsável – Mtb 12.595/MG); Editores: Roberta Barros e Thuru David; Textos jornalísticos: Anderson Badaró, Albert Souza, Lucimar Silva, Roberta Barros e Thuru David; Revisão de textos: Cláudia Conde; Diagramação e arte: Mônica Marques. A FOLHA DO POVO conta ainda com os seguintes colaboradores/ colunistas: Célia & Celma“Cantinho da Folha” e Ary Rosignoli, com a coluna de memórias “Pessoas Destaques”.
            A FOLHA DO POVO completou 111 anos de fundação no dia 25 de janeiro de 2011 e representa um importante veículo de comunicação na história de 153 anos de emancipação político-administrativa do município de Ubá. A FOLHA DO POVO merece ser considerada um verdadeiro patrimônio histórico do município de Ubá. Que a Folha do Povo continue fiel à sua linha editorial lançada em janeiro de 1900: “... romper com o passado; romper com todos os princípios que inquinam a sociedade atual; render só homenagem à VERDADE; à Virtude e à Justiça; Eis que é preciso!
         Parabéns à toda a Equipe FOLHA DO POVO pelo transcurso de seu 111º aniversário de fundação na história da Imprensa Ubaense. Vida longa à FOLHA DO POVO!

(*) Levindo Barros é Jornalista. Participou do Conselho do Patrimônio Cultural de Ubá nas administrações municipais dos prefeitos Dr. Antônio Carlos Jacob (2001-2004) e prefeito Dirceu dos Santos Ribeiro (2005-2008).

2 comentários:

  1. a folha do povo tem alco sobre um acidente de um aviao gue caio no campo do aimores gue eu tinha uma foto dele mas infeslimenti perdi a anos eu gueria revela ok atenciosamenti agradeço alberto

    ResponderExcluir
  2. Peço a gentileza de informar onde posso ter acesso às edições do jornal Folho de Povo, referentes aos anos 1933-1934. Agradece; Professor Claudio Galvão.

    ResponderExcluir