terça-feira, 17 de abril de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº 451 - ANO 2


Lígia Aroeira Ferreira








Fique por dentro...



EMPOLGANDO PARIS


O jovem músico Tiago é filho do nosso amigo e conterrâneo Ângelo Gabriel Monteiro de Castro, residentes em Estoril /Portugal.
É o trompetista da Banda Orquestra Voadora que vem fazendo muito sucesso na Europa.   
A turnê já apresentou em Oeiras, Lisboa, Porto, Barcelona, Toulouse,  Marseille, Paris, Bressuire e Londres.


Tiago é neto do saudoso Edmo Xavier Monteiro de Castro (Matildinha)




Tiago Rodrigues Castro
Orquestra Voadora
Tiago é o segundo da esquerda



Elza Marcatto








Em dia com a notícia...


MANGALARGA MARCHADOR


Desde 2001, foi criado em Ubá o Núcleo Mineiro dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador.
Fundado pelos apaixonados por cavalos, o núcleo começou com um trabalho informal de agregar criadores, usuários e simpatizantes do Mangalarga Marchador através de reuniões  semanais.
Segundo Carlos Alberto Castanon Condé (Betinho), presidente do núcleo, desde sua criação foi iniciado o trabalho de cavalgadas mensais, juntamente com reuniões em sítios e fazendas.
Situado e Ubá, o núcleo tem associados de cidades vizinhas: Tocantins, São Geraldo, Visconde do Rio Branco, Rodeiro, Raul Soares e outras.
Estamos com 40 associados, mas o projeto tende a crescer bastante, diz Betinho.
O Núcleo também realiza eventos. Estão planejando a realização de uma grande exposição em Tocantins / MG.

Fonte:Revista Fato de janeiro de 2012.
Juliana Campos.




Andréa M.Vieira Occhi






Faça seu estilo...




                                      PÉROLAS


Toda mulher encanta com colares de pérolas.   O uso não é exclusivo em ocasiões de gala; podem ser usadas com traje esporte.  Fica um luxo com camiseta básica e calça jeans.
   


                     ESPAÇO ABERTO


Convite dos Congados de Ubá para participar da  procissão de São Jorge,
no próximo domingo, dia 22 de abril

"... para que meus inimigos tendo pés não me alcancem,
tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem..."


    A diretoria da Sociedade Ubaense de Congados "Nossa Senhora do Rosário",através de seu presidente e Rei Congo, Mestre Zinho - Sr. José Raimundo Soares Neto - (78 anos), convida a população ubaense, em especial aos cavaleiros, amazonas, charreteiros e devotos de São Jorge, para participarem da tradicional procissão em homenagem à SÃO JORGE.
    A procissão de São Jorge, com cerca de 25 congadeiros ubaenses,  sairá da sede dos Congados de Ubá (Rua Adão Quintão, número 26, bairro Agroceres), no próximo domingo, dia 22 de abril, a partir das 15 horas, visitando ruas dos bairros Eldorado e São Domingos.
    Este ano está previsto o seguinte trajeto dos Congadeiros: Rua Adão Quintão, Avenida José Resende Brando, rua Nossa Senhora da Saúde, rua Vicente Leite, rua Coronel Sebastião Ramos Castro (rua da Escola Estadual Dr. José Januário Carneiro) no bairro Eldorado; depois segue pelo bairro São Domingos, descendo a Avenida Coronel Otaviano da Rocha, rua Major Tito César (beira linha), retornando á sede dos Congados (Rua Adão Quintão, bairro Agroceres). A previsão de chegada á sede dos Congados deverá ocorrer por volta das 18 horas.

    Após a procissão pelas ruas da cidade, os Congadeiros e convidados retornam à sede para participarem da Reza do Terço e o levantamento do Mastro com a imagem de São Jorge "Guerreiro". Os Congadeiros "batem caixas" (com os instrumentos de percussão), cantam e dançam em louvor à "Senhor São Jorge".

    O Dia de São Jorge no calendário festivo dos Congados de Ubá - entidade considerada "Patrimônio Cultural imaterial do município de Ubá" (desde 2006) -  representa uma manifestação de fé, de devoção e de preservação da cultura afrodescendente, importante contribuição na preservação da identidade cultural ubaense, mineira e brasileira.

    Salve São Jorge!
    Salve o Congado de Ubá!
    Salve, Salve!!!

******
Levindo Barros
Amigo do Congado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário