domingo, 22 de abril de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM N°456 - ANO 2




Lígia Aroeira Ferreira




Fique por dentro...




                                    DIA DO AMIGO



Elza Marcatto






Em dia com a notícia...






       COMEMORAÇÃO DOS 150 ANOS DO GINÁSIO
Em 2012 o prédio do GYMNASIO SÃO JOSÉ  completa 150 anos de construção.

O local ,construído em 1862, espira e guarda boa parte do patrimônio  arquitetônico e histórico de Ubá.
Sua fachada imponente  foi, por muitas décadas (1905 a 1964), a porta de entrada de uma das maiores instituições de ensino do país, quando funcionou como internato e semi-internato masculino.
Muitos dos ex-alunos que lá cursaram o antigo ginasial tornaram-se médicos, advogados e políticos famosos.   Ary Barroso, o gênio da música, foi aluno do Ginásio.
Fundador: Dr. Fécas (José Januário Carneiro).
Atualmente o "Ginásio" funciona como Museu, que reúne rico acervo cultural do Município.

 Fonte: Revista Fato- Edição: 6 de Fevereiro-março de 2012.
Anderson MoreiraVieira.
Especialista em História do século 18.
Secretário de Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá.






Andréa M.Vieira Occhi






Faça seu estilo...




                       O PERFUME MAIS FAMOSO
                                               
O perfume que leva a assinatura de Coco Chanel é mais do que um sucesso de vendas. Ele também reflete o tino empresarial de sua idealizadora. Da estratégia de apresentação, que incluiu um jantar comemorativo em um restaurante exclusivo em Cannes, com o ar ao redor de sua mesa furtivamente perfumado com a nova fragrância, ao licenciamento do produto, entregue aos seus sócios na Les Parfums Chanel, todas as ações envolvem manobras brilhantes de Mademoiselle Chanel, que soube transformar sua criação num verdadeiro símbolo da cultura francesa, identificado inclusive como ícone da resistência durante a Segunda Guerra Mundial, a despeito das ligações de Chanel com os alemães.
Alberto Radespiel
                          ESPAÇO LIVRE


UBÁ É DESTAQUE NACIONAL NO 3° ENGEPAN - ENCONTRO  DE GESTORES DA REDE DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRICIONAL

Nos dias 12 e 13 de Abril foi realizado em Brasília o 3º ENGEPAN, Encontro de Gestores da Rede de Equipamentos e Serviços de Alimentação e Nutricional e também o 1º Seminário de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Alimentares, promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Representantes de 5 cidades brasileiras foram convidados para relatar aos 150 gestores de Segurança Alimentar e Nutricional de diferentes localidades, as experiências exitosas que desenvolvem a nível municipal e a cidade de Ubá foi destaque ao lado de João Pessoa, Diadema, Caxias do Sul e Curitiba. Gisely Peron Gasparoni, Supervisora da Seção de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social foi a relatora ubaense e apontou a excelência em gestão dos projetos na área e o êxito nos resultados obtidos como produto da intersetorialidade das ações e boas parcerias. Gisely é também uma das articulistas do livro “Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional – Experiências a partir de municípios” editado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome em parceria com a Universidade do Rio Grande do Sul através do projeto Rede de Segurança Alimentar e Nutricional, que promove cursos para gestores, conselheiros e outros profissionais da área. O texto escrito por Gisely foi selecionado com mais 11 artigos para compor o livro que relata 12 experiências nacionais diferentes consideradas exitosas, e destaca o Banco de Alimentos, de Ubá, como o vértice da segurança alimentar e nutricional local e como o agente estruturador e articulador de todas as políticas públicas implementadas pela rede sócio-assistencial municipal.
O Banco de Alimentos adquire semanalmente 40 itens de 117 agricultores familiares que fornecem o próprio cultivo ao Programa de Aquisição de Alimentos, uma parceria do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura. Em 2011 as compras somaram R$ 275.701,44 para 108 toneladas de diferentes gêneros que são distribuídos gratuitamente para 23 entidades municipais com suprimento semanal, beneficiando diretamente a mais de 3 mil pessoas. 


Colaboração: Chiquinho Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário